Cultura
Crônica: A tentativa de Ivanildo Lima curtir o carnaval de Juazeiro
Por muitos anos Juazeiro deteve o título de “melhor carnaval do interior da Bahia”.
A proximidade era o forte argumento para alguns jovens de Curaçá não perderem as alegrias e as liberdades comuns a essa folia. Como a maioria não possuía renda própria, era o período em que os pais sofriam forte pressão para garantirem o dinheiro que garantiria a folia.
O jovem Ivanildo Torres Lima, ou Nido de Inácio, era um desses notáveis foliões. Os pais sempre atendiam aos seus apelos e garantiam o recurso, verdadeiro passaporte para as alegrias daquele súdito do Rei Momo. Teve um ano que Nido se excedeu nos gastos e isso nos meses que antecederam o carnaval. Seus pais decidiram não liberar o dinheiro da festa. Ele se aperriou. Pensou, pensou…. e não via a possibilidade de conseguir o dinheiro. Já no desespero, lembrou que a família tinha bom rebanho caprino na Fazenda Boa Esperança. Na certa, teria algumas suas também. Vou vender – pensou.
Como a Fazenda era muito distante da cidade, teve de fretar um jipe para levá-lo. Depois de algumas horas de viagem, ele ficou bem animado quando chegou e viu da calçada da casa no alto, lá embaixo, na várzea próxima de um riacho, grande quantidade de criação pastando. Rapidamente fez as contas e imaginou que dava pra vender umas dez cabeças. Já sentia garantida a sua participação no desejado carnaval de Juazeiro.
Para receber a visita e com visível cara de surpresa, apareceu João, o vaqueiro. Nido foi direto ao assunto:
– João, preciso vender com urgência, umas criações das minhas que tiver ai.
De pronto, João respondeu:
– Você não soube Nido?
Deu uma chuva pras cabeceiras do riacho grande, a enchente chegou aqui de madrugada e a criação que tava na “varge” foi toda carregada.
Apontando para o magote que pastava na várzea, Nido perguntou:
– E aquelas alí? Não são nossas?
João retrucou:
– Não. Aquelas são as minhas que escaparam.
Olhando bem dentro dos olhos de João, Nido contra atacou:
-Vixe, João. E você só ensinou as suas a nadar?
Fez-se o silêncio de uma eternidade e ele teve de voltar com uma grande preocupação a mais: onde arranjar dinheiro pra pagar o frete do jipe.
Por Omar Torres, popular Babá
Administrador e memorialista curaçaense
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Cultura
Confira a programação da Romaria da Gruta de Patamuté 2024
A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá, estará celebrando, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.
O tema da Romaria nesse ano é “Sagrado Coração de Jeses, somos o teu povo e a Deus pertencemos.
Os ritos eucarísticos terão início no dia 30, às 19h, com a Missa de Acolhida dos Romeiros em Patamuté.
No dia 31, às 19h, acontecerá às 18h o Terço Mariano na Base do Romeiro, às 19h Missa de abertura da Romaria e às 20h procissão luminosa até o Santuário. Às 21h acontecerão apresentações culturais na Base do Romeiro.
No dia 1 de novembro logo nas primeiras horas, às 5h, haverá o Ofício da Imaculada Conceição no Santuário. Os romeiros poderão assistir as missas às 6h, 8h, e 10h no Santuário.
Para encerrar a romaria, ainda no dia 1 de novembro, às 12h será realizada despedida dos peregrinos e a benção dos objetos sagrados.
Texto: Alinne Torres
-
Bahia3 dias atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Bahia3 dias atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia3 dias atrás
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público