Redes sociais

Curaçá

Comunitário volta a cobrar iluminação pública no Projeto Pedra Branca

Publicado

em

Nesta terça-feira (20) a redação do Curaçá Oficial recebeu o desabafo do leitor e comunitário Anderson Varjão sobre a falta de iluminação pública no Projeto Pedra Branca.

Acompanhe:

Cerca de um mês atrás recebemos de diversos moradores do projeto Pedra Branca fotos e vídeos a respeito da iluminação pública. Mostramos a situação caótica que se encontravam todas as Agrovilas do município, recebemos também a informação que os vereadores procuraram o senhor Marciano (responsável pela empresa que faz a manutenção) e o mesmo garantiu resolver o problema, disse ainda que o prefeito havia destinado o recurso e estava esperando a reposição de material, inclusive foi procurado pela redação do Curaçá Oficial e deu uma resposta positiva.

Hoje mais de um mês após vermos que tudo em Curaçá se resolve com desculpas e esperam que caia no esquecimento, “Marciano da Escuridão” como já vem sendo chamado pela população, nem satisfação e muito menos o serviço apresentou. A situação que já era caótica um mês após tornou-se ainda pior, a população pede uma explicação, pois as taxas não deixaram de ser cobradas.

Vale salientar que na maioria das casas a taxa gira em torno de 18 reais. Fazendo um cálculo rápido cada residência está pagando 236 reais anuais, sendo assim observando que existe um poste a cada 3 casas são 718 reais pagos de contribuição para que no ano não se faça a reposição de uma única lâmpada. Algo de errado não está certo.

A população quer saber a verdade, pois o senhor Marciano deveria no mínimo esclarecer o que acontece, pois se procurado ele diz que o prefeito fez o repasse, mas a iluminação nunca chega, o que será que acontece? Será que o mesmo está servindo de escudo para o prefeito que não liberou o recurso? Ou será que há outro entrave? Prefeito Pedro Oliveira e companhia lembrem-se que as Agrovilas existem e que a população paga por esse serviço que infelizmente sua gestão não tem ofertado.

Anderson Varjão

Curaçá

PM-BA prende homem foragido da justiça em Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou, na segunda-feira (30), a prisão em flagrante de um homem foragido da justiça, no município de Curaçá.

A ação ocorreu quando os policiais militares efetuavam rondas na área central do município e, mais precisamente na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, avistaram um homem que, conforme informações, possuía mandado de prisão em aberto.

Diante dos fatos, ao procederem com buscas nos sistemas de informações, foi possível verificar a veracidade das informações. Com isso, foi dada voz de prisão em flagrante e o homem foi conduzido à delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis a polícia judiciária.

Fonte: 45ª CIPM

Continuar lendo

Bahia

Confira a programação atualizada das linhas de transportes para os eleitores curaçaenses no dia da votação

Publicado

em

Os leitores do site Curaçá Oficial que vão precisar de transporte para votar no primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 06 de outubro, devem ficar atentos ao cronograma enviado pelo Cartório Eleitoral do município. Confira a seguir:

Clique aqui

Regulamentação

O transporte de eleitoras e eleitores no dia da votação é regulado tanto pela Lei nº 6.091/1974 quanto pela Resolução do TSE nº 23.736/2024, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais deste ano.

De acordo com as normas, nenhum veículo e nenhuma embarcação poderão fazer transporte de eleitoras e eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo se:

  • a serviço da Justiça Eleitoral;
  • coletivos de linhas regulares e não fretados;
  • de uso individual da proprietária ou do proprietário, para o exercício do próprio voto e de sua família; ou
  • serviço de transporte público ou privado como táxis, aplicativos de transporte e assemelhados.

Os normativos destacam que a garantia de transporte público gratuito proporciona o acesso ao voto a parte significativa do eleitorado e combate ilegalidades, evitando que o transporte sirva como instrumento de interferência no resultado eleitoral, bem como garantindo que todas as cidadãs e todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica, tenham a oportunidade de exercer o direito ao voto.

Assim, a legislação prevê ainda que, em comum acordo com a Justiça Eleitoral, o poder público poderá criar linhas especiais para regiões distantes dos locais de votação e utilizar veículos públicos ou requisitar aqueles adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares, dando-se preferência, sempre que possível, à requisição de veículos de transporte coletivo adaptados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Contudo, é imprescindível que não haja distinção entre os eleitores, nem veiculação de propaganda partidária ou eleitoral.

Com informações do Cartório Eleitoral de Curaçá e do site do TRE-BA

Continuar lendo

Bahia

Reta Final: Candidatos a prefeito realizam comício de encerramento nesta quinta-feira (03) em Curaçá

Publicado

em

Está se aproximando o dia do pleito municipal e os candidatos a prefeito se preparam para o último comício com a militância nesta quinta-feira (03) em Curaçá.

Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o candidato a prefeito Murilo Bomfim (PT) reunirá a sua militância no contorno Lia Sukuzi, às 19h13, onde sairá em “grande arrastão” e logo após realizará comício com a presença dos candidatos a vereador e lideranças políticas.

O candidato a prefeito Adriano Araújo (Podemos) também divulgou nas suas redes sociais a programação para esta quinta-feira. Adriano reunirá a militância, às 18h20, na Avenida Gilberto Bahia ( ao lado do INSS) e de lá sairá em carreata. Logo após acontecerá o comício de encerramento com a presença de apoiadores e de lideranças políticas.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

DESTAQUE