Redes sociais

Bahia

Artigo: Janeiro Branco, uma campanha dedicada a Saúde Mental

Publicado

em

O mês de Janeiro é um momento em que é comum as pessoas fazerem reflexões sobre acerca da própria vida. Por isso, a cor branca foi escolhida por, simbolicamente representar folhas ou telas em branco, que podem ser usadas para projetar mudanças, novos projetos, metas a serem alcançadas, sonhos e objetivos.

Eu, como terapeuta, especialista em Saúde Mental, sempre costumo falar para os meus pacientes, sobre a importância de se manter o equilíbrio em todas as relações. E esse ano, para a minha surpresa, a campanha do movimento social Janeiro Branco, que em 2023 completa dez anos, trouxe como tema “A vida pede equilíbrio”.

O objetivo dessa campanha é justamente, chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental, bem como, combater o estigma e preconceito em torno dos transtornos mentais e reinvidicar respeito à condição psicológica de cada um.

Sabemos que diante da pandemia, houve um aumento expressivo do número de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. Segundo estamos vivendo uma segunda pandemia de Saúde Mental; e o janeiro branco vem esclarecer e desmistificar os mitos sobre tais doenças, além de trazer novas informações sobre promoção e prevenção da saúde mental.

Tendo em vista que, de acordo com o Datasus, os suicídios sobem sem parar no Brasil, é perceptível que muitas pessoas, ainda não sabem como procurar ajuda.

É cada vez mais importante, que haja políticas públicas destinadas a Saúde Mental e estratégias para se suprir as necessidades das pessoas, que sofrem por falta de suporte e orientação emocional.

Por Alline Ramos

Terapeuta e Especialista em Saúde Mental.

Continuar lendo
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Poema: A Semana Santa

Publicado

em

A Semana Santa é um período muito sagrado.
É Cristo onipresente, é um tempo de reflexão.

Domingo de Ramos celebra a entrada triunfal.
Segunda é a limpeza da alma, não ser omisso.
Terça é reconhecer as falhas, ter compromisso.
Quarta é para refletir sobre a traição, ser leal.
Quinta é para partilhar, ter um amor imparcial.
Sexta é marcada pelo choro, dor, crucificação.
Sábado é vigília, a esperança de ressurreição.
Domingo é vida nova, vitória sobre o pecado.
A Semana Santa é um período muito sagrado.
É Cristo onipresente, é um tempo de reflexão.

Autor: Rogério Sampaio

Continuar lendo

Bahia

Projeto AMAres entre Rios leva capacitação e oportunidades internacionais para artesãs de Curaçá

Publicado

em

O sertão baiano está ganhando destaque internacional graças a um projeto inovador que une tradição, capacitação e empoderamento feminino. Trata-se do AMAres entre Rios, iniciativa patrocinada pela Blue Sky, em parceria com a Amares do Brasil, o Grupo Mulheres do Brasil e o Instituto Parceiros Caatinga. O projeto tem como principal objetivo capacitar artesãs do município de Curaçá, na Bahia, para a criação de produtos artesanais com alto valor agregado e voltados ao mercado internacional.

Por meio de oficinas práticas e consultorias especializadas, o AMAres entre Rios busca não apenas aprimorar técnicas artesanais, mas também orientar as participantes sobre tendências de mercado, branding, sustentabilidade e estratégias de comercialização. O projeto fortalece os grupos locais, promovendo a brasilidade através do design e da identidade cultural do sertão.

“Nosso foco é mostrar que o saber tradicional, quando bem valorizado e conectado com o mercado certo, pode transformar realidades. Estamos oferecendo ferramentas para que essas mulheres se tornem protagonistas de suas histórias, com independência econômica e reconhecimento internacional”, afirma Amanda Medrado, Diretora Criativa da Amares.

Além do impacto econômico, o projeto também tem forte viés social. A maioria das participantes são mulheres que, até então, não tinham acesso a redes de apoio ou capacitação formal. Com o AMAres entre Rios, elas encontram um espaço de aprendizado, troca e valorização de suas histórias e talentos.

A primeira fase do projeto, que acontece ao longo dos próximos meses, já mobiliza dezenas de artesãs em Curaçá. Ao final do ciclo de oficinas, os produtos desenvolvidos serão apresentados em eventos e feiras internacionais, abrindo portas para exportação e parcerias comerciais.

Com essa ação, o AMAres entre Rios reforça o papel transformador do artesanato e da arte como caminhos para inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável, mostrando que o talento brasileiro — especialmente o feminino — tem espaço e valor em qualquer lugar do mundo.

Fonte e Foto: Ascom/ Blue Sky

Continuar lendo

Bahia

Adolescente é apreendido após ferir colega com canivete em escola de Curaçá

Publicado

em

Na última segunda-feira (07), durante a intensificação do policiamento, a central foi informada de que havia dado entrada no hospital local um adolescente vítima de perfuração por arma branca. Segundo as informações, o fato teria ocorrido no interior da Escola Municipal Tereza Cristina, em Curaçá.

De imediato, a guarnição deslocou-se até o hospital, onde confirmou os fatos, colheu informações e conseguiu localizar o autor do ato infracional, um adolescente que portava um canivete e confessou ter desferido o golpe durante uma discussão com a vítima, também menor de idade.

Em seguida, os policiais acionaram o Conselho Tutelar e localizaram o responsável legal pelo adolescente infrator, que acompanhou a condução do menor até a Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Fonte: Ascom/45ª CIPM

Continuar lendo

DESTAQUE