Redes sociais

Cultura

Crônica: Momentos de Betinho de Lídio em Curaçá

Publicado

em

Alberto Mota Xavier ou Betinho de Lídio, é, com certeza, uma das figuras mais lembradas e reverenciadas da história recente de Curaçá. Homem de boa índole, modos simples e jeito solto de viver, Betinho era amigo e querido por todos. Ao seu jeito bem próprio de ser, se somava um modo peculiar de empregar as palavras, livremente, tal como lhe vinham à boca. Tudo isso fez de Betinho de Lídio uma pessoa muito querida no largo tempo em que Curaçá admirava e valorizava a sua própria gente.

Lembro que certa vez estávamos nos preparando para um treino de futebol. Enquanto a bola era tocada entre os jogadores, eis que surge Betinho, vindo das bandas do Sítio de D. Joaquina. Ele vinha com uma perna da calça arregaçada até o joelho e uma corda pendurada no ombro sem camisa. Parou a alguns metros dos jogadores e gritou pedindo a bola:

– Menino, role aí essa cabaça, que eu quero dar um coice nela.

Riso geral!

Outra vez, Betinho andou dizendo a todos os amigos que se convertera “à lei dos crentes”. Sumiu dos bares e passou a se trajar melhor e a se comportar como tal. Sempre de calça e sapato, camisa de mangas compridas abotoada até a gola e nos punhos e uma indefectível e surrada bíblia debaixo do braço. Quando lhe ofereciam bebida ele declinava da oferta, dizendo:

– Não bebo. Agora sou crente.
Todos estranhavam, mas respeitavam.

Um dia, entrando no Bar de Osvaldo Costa, nos deparamos com Betinho levando um copo de cerveja à boca. Alguém gritou incontinente:
– Betinho, você está bebendo? Você não disse que é crente?

E ele, mais rápido que a assombrada testemunha respondeu:
– Sou. Mas, sou um crente absoluto.

E ante a risadaria geral, terminou de tomar a sua cerveja.

Falar em Betinho não tem como não lembrar também da sua admirável e muito querida esposa Bernadete e sentir imensa saudade deles!

Por Omar Torres

Administrador e Memorialista Curaçaense

Bahia

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Publicado

em

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.

Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).

As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!

Por Luiz Rodrigues

 Agência Multiciência

Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena

Continuar lendo

Bahia

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Publicado

em

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Continuar lendo

Cultura

Confira a programação da Romaria da Gruta de Patamuté 2024

Publicado

em

A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá, estará celebrando, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.

O tema da Romaria nesse ano é “Sagrado Coração de Jeses, somos o teu povo e a Deus pertencemos.

Os ritos eucarísticos terão início no dia 30, às 19h, com a Missa de Acolhida dos Romeiros em Patamuté.

No dia 31, às 19h, acontecerá às 18h o Terço Mariano na Base do Romeiro, às 19h Missa de abertura da Romaria e às 20h procissão luminosa até o Santuário. Às 21h acontecerão apresentações culturais na Base do Romeiro.

No dia 1 de novembro logo nas primeiras horas, às 5h, haverá o Ofício da Imaculada Conceição no Santuário. Os romeiros poderão assistir as missas às 6h, 8h, e 10h no Santuário.

Para encerrar a romaria, ainda no dia 1 de novembro, às 12h será realizada despedida dos peregrinos e a benção dos objetos sagrados.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

DESTAQUE