Notícia
Crônica: Um episódio de Lampião em Curaçá

Nascido Virgulino Ferreira da Silva, ficou célebre como Lampião. Veio ao mundo no Sítio Passagem das Pedras, municipio de Serra Talhada em Pernambuco e consolidou o seu reinado cangaceiro nos Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia onde usou grande parte do município de Curaçá como palco de suas estrepolias.
Já foi dito por estudiosos, que o menino Virgulino acompanhou o pai José Ferreira no penoso serviço de tropeiro, tocando tropa de burro carregada de peles para o poderoso comerciante e industrial Delmiro Gouveia na Pedra. Nessas andanças, palmilharam os chãos de Monte Santo, Canudos, Uauá e Curaçá, grandes produtores de pele caprina e ovina.
Anos depois, quando já era cangaceiro temido e afamado sofreu forte perseguição das forças policiais de quatro estados, quase sendo eliminado depois do mal sucedido ataque à cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte. Foi exatamente para a região de Curaçá, sua conhecida, que Lampião correu em agosto de 1928 e entrou por Santo Antônio da Glória.
Em Chorrochó, então distrito de Curaçá, procurou Zefa Perdida, sogra do amigo cangaceiro Antônio de Engracia. A partir daí reorganizou o bando, expandiu o raio de suas ações e por 10 anos foi a principal personagem dos sertões nordestino.
Nos primeiros anos da década de 1930, ele e o seu bando andaram várias vezes bem próximos da cidade de Curaçá, mas não há conhecimento que algum dia entraram aqui.
Numa dessas andanças Lampião parou e descansou na Faz. Paus Preto há cerca de três léguas e pouco da cidade. Almoçou cedo e despachou um portador para Curaçá levando recado desaforado para as forças ali acampadas.
– Procure o Comandante da tropa e diga que se lá tiver homem, venha brigar. Tô com dias que não troco tiro com “macaco” e tô sentindo falta.
Tão logo o portador sumiu na estrada, ele despachou outro para Santa Maria da Boa Vista, com igual mensagem.
Algum tempo depois, saiu da Fazenda Paus Preto, avisando que até o anoitecer estaria de volta pra esperar as forças que poderiam vir brigar.
Por ser mais perto e de mais fácil acesso, a tropa de Curaçá chegou primeiro, ainda com o claro do dia. Foi avisada que os cangaceiros voltariam logo mais pra brigar. Procuraram as melhores posições para o combate e vários homens se entricheiraram dentro do curral de grossas madeiras.
Já com o escuro da noite perceberam o aproximar cuidadoso e cauteloso de pessoas. Certos de que era os cangaceiros que chegavam, na distância segura abriram fogo. O revide veio em igual intensidade e o tiroteio ficou feroz.
Depois de um tempo, certos de estarem enfrentando Lampião e seus cangaceiros, a tropa de Curaçá começou a xingar e cantar a sua valentia, como era comum em combates como aquele. Do outro lado veio igual resposta, mas quem cantava era a tropa de Boa Vista.
Algo estava errado! Convencidos que brigava polícia com polícia foi dada a ordem de cessar fogo. Recolhidas as tropas, constatou-se alguns feridos e um morto no pessoal de Boa Vista.
Só então se deram conta da armadilha que o ardiloso Lampião montara pra eles.
Muito provavelmente, Lampião se distanciou do palco da luta sorridente e satisfeito com a sua astúcia.
Por Omar Torres, popular Babá
Administrador e Memorialista Curaçaense
Curaçá
Cursos de capacitação sobre conservação do solo e da água acontecem em Curaçá

No próximo sábado, dia 05 de abril de 2025, o CETEP Maria Almeida Araújo sediará dois cursos de capacitação voltados para tecnologias sociais aplicadas à conservação do solo e da água no semiárido. A iniciativa busca qualificar produtores rurais, estudantes e interessados na preservação ambiental com técnicas eficazes para o manejo sustentável dos recursos naturais.
📅 Confira a programação:
📍 Local: CETEP Maria Almeida Araújo (@cetepintegral.curaca) – Av. Tiradentes, nº 26, Centro, Curaçá-BA
🕗 Horários e Temas:
🔹 08h às 12h – Cordões em contorno como tecnologia para conservação do solo e da água no semiárido
🔹 12h às 17h – Barragens sucessivas de contenção de sedimentos
Os cursos têm vagas limitadas para 60 participantes, garantindo uma experiência mais prática e interativa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do formulário online.
🔗 Garanta sua vaga agora mesmo: Inscreva-se aqui
Essa é uma oportunidade única para quem deseja aprender mais sobre práticas sustentáveis que ajudam a preservar os recursos naturais e garantir a produtividade no semiárido.
Não fique de fora!
Sobre o instrutor:
A capacitação será ministrada por Anderson Souza, Gerente de Planejamento e Novos Projetos do @nemaunivasf, engenheiro agrônomo e mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Texto: Alinne Torres com informações das redes sociais do CETEP
Canal YouTube
A fibromialgia foi tema do programa Curaçá Oficial ao Vivo desta semana
Assista a seguir a entrevista com a representante da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AfibroVasf), Lucineide Ramos, nesta terça-feira (o1.04) no programa Curaçá Oficial ao Vivo transmitido no canal do YouTube.
Durante o programa abordamos a doença fibromialgia, luta da associação e também dos pacientes curaçaences por melhorias no atendimento público.
Confira no vídeo!
Texto: Alinne Torres
Foto: Ana Laura Campos
Notícia
Conselho Tutelar realiza diálogo produtivo com Escola Antônio Ribeiro, em Curaçá

Na manhã desta quinta-feira (03), o Conselho Tutelar de Curaçá promoveu um diálogo enriquecedor com estudantes, professores e equipe gestora da Escola Municipal Antônio Ribeiro – Núcleo Agrovilas. A iniciativa teve como foco a conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de temas fundamentais para a convivência escolar e comunitária.
Durante a palestra, foram abordados assuntos como a atuação do Conselho Tutelar, os direitos as crianças e adolescentes, boa convivência comunitária, atos infracionais, entre outros. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
A iniciativa reforça o compromisso do órgão colegiado em assegurar direitos e fortalecer a conscientização sobre a importância da educação e do respeito na formação cidadã.
Texto: Alinne Torres, com informações do Conselho Tutelar de Curaçá
Foto: Divulgação/Conselho Tutelar de Curaçá
-
Curaçá5 dias atrás
Torneio de caça de tatu é desarticulado duas horas da manhã no distrito de Riacho Seco
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA prende homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Adolfo Viana, em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
Policia Militar erradica mais uma plantação de maconha na zona rural de Curaçá
-
Cultura4 dias atrás
Kombi do Ze Livrório chega a Curaçá com música e literatura para as crianças
-
Bahia2 dias atrás
Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça importância do diagnóstico e do suporte multidisciplinar
-
Notícia1 dia atrás
Conselho Tutelar realiza diálogo produtivo com Escola Antônio Ribeiro, em Curaçá