Bahia
Crônica: Uma estória fantástica de João de Cazuza

O povo nordestino desenvolveu ao longo dos anos a arte de criar fantasias como contraponto à dura realidade do espaço árido onde trava a luta diária pela sobrevivência.
Perigos vencidos por heróis imbatíveis fazem parte do imaginário de muitos catingueiros que, quase sempre, se auto promovem a esses heróis.
Na Curaçá de antigamente, Felix Lopes ou Felix Brabo se destacava como a mente mais criativa.
Inventava fantasiosas estórias que contava como reais e ficava aborrecido se alguém duvidasse da sua verdade.
Outro, mais recente, que se destacou na criação de estórias fantásticas foi João de Cazuza. Como Felix Brabo, não admitia que duvidassem do que contava.
Ele gostava de relatar o episódio em que certa tarde selou uma burra, botou os couros e saiu para campear um gado. Umas nuvens escuras e bem carregadas pareciam muito longe e não indicavam chuva onde ia campear. Não tinha andado nem uma légua, quando percebeu que as nuvens escuras foram tangidas por fortes rajadas de vento e já estavam sobre a sua cabeça a derramarem intensa chuva e violento temporal. Assustadores trovões ribombavam em respostas aos relâmpagos que riscavam os céus com tal intensidade que os clarões foram capazes de assustar a burra que empacou. Os ventos açoitavam as copas das árvores e faziam tudo parecer ainda mais assustador.
Procurou abrigo embaixo de uma baraúna grande e esperou pacientemente a chuva passar.
Quando isso aconteceu, se deu conta que o turvo da noite cobriu o dia, que não tinha mais condição de campear e tomou o rumo de casa.
Vinha pensativo e descuidado, quando a burra estancou repentinamente antes de uma frondosa quixabeira por onde tinham de passar quase embaixo. Não adiantou chicotear nem esporar a burra que ela não seguia pra frente.
Disse João que desceu da montaria e segurando o cabresto na mão foi olhar cautelosamente o que estava apavorando o animal a ponto de paralisá-lo.
Vislumbrou uma “coisa” próximo ao tronco da quixabeira. Era um vulto que não conseguiu identificar. A “coisa” era um volume escuro, sem forma e não se mexia. Esperou um tempinho e não percebeu nenhum movimento, ruído ou cheiro que desse uma pista do que era.
Sentiu-se desafiado a descobrir o mistério. Como contar em casa e nos vizinhos que viu uma “coisa” e não sabia contar o que era?
– Tenho de ver de perto, pra contar de certo, pensou.
Afastou-se até um pereiro grande e com o facão tirou uma vara comprida, afinando bem a ponta. Empunhou a vara como uma guiada e se aproximou cautelosamente até a distância que poderia cutucar a “coisa”. Após breve hesitação, com a vara à frente do corpo, deu um pulo pra adiante e a enfiou na “coisa”.
Nesse momento ouviu tão forte estrondo que prejudicou as suas oiças por vários dias.
– Era um trovão que tinha caido e não tinha pipocado – dizia João, olhando no fundo dos olhos de quem o ouvia, pra sentir se alguém ousava duvidar da sua palavra.
Por Omar Torres, popular Babá
Administrador e Memorialista Curaçaense
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Bahia
Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.
A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.
A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.
Texto: Alinne Torres
Foto: Rede Social
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada