Redes sociais

Curaçá

Crônica: O dia que Lampião fez Dominguinhos beijar o santo em Curaçá

Publicado

em

Desde que entrou na Bahia em agosto de 1928, até o fim da sua vida na Grota de Angico em Sergipe, em julho 1938, Lampião transitou pelo município de Curaçá como se estivesse em casa. Ao longo desse tempo ele se divertiu e assombrou, fez caridades e atrocidades, foi justo e injusto, afável e violento, enfim, foi verdadeiramente o homem e as suas circunstâncias. O estado de espírito e as conveniências do momento ditavam o seu comportamento a cada dia, parecendo, às vezes, que era vários homens num só.

Um episódio em particular fez com que fosse lembrado pelos curaçaenses, mesmo décadas depois da sua morte. A bem da verdade, foi menos pelo que fez, do que pela maldade do povo de Curaçá com o drama de um conterrâneo.

Estava acontecendo umas Rodas de São Gonçalo na Fazenda Riacho do Boi quando Lampião chegou com o seu grupo. Respeitosamente tirou o chapéu e postou-se contrito ao lado do altar do Santo festejado até o ato final das Rodas, quando os tocadores e os dançadores entoaram o canto de despedida: “adeus, adeus São Gonçalo, até o ano que vem. Se a morte não me matar, se Deus quiser e eu também”. Ainda cantando, beijaram respeitosamente os pés da imagem de São Gonçalo que estava nas mãos do dono da promessa.

Entre os presentes naquelas Rodas de São Gonçalo estava um jovem de pouca estatura e grande animação. O baixinho Domingos dos Santos ou Dominguinho, por uma inexplicável razão até dançava, mas jamais beijava os pés do santo no final. Alguém informou esse fato a Lampião que logo fez valer a sua autoridade.

– Chame ele aqui – ordenou. Ato continuo Dominguinho chegou sem demonstrar assombro.
– Eu soube que você não “beja” os pé do Santo, cabra? – disse muito sério o Capitão Cangaceiro.
– “Bejo” não, seu Capitão.

– Por quê? – inquiriu Lampião.
– Porque não quero – foi a resposta seca de Dominguinho.
– Pois hoje você vai ” “bejar” – disse Lampião com firmeza na voz.
– Num “bejo” – desafiou Dominguinho.
Lampião puxou o longo punhal da cintura, encostou a ponta no pescoço de Dominguinho e foi empurrando ele pra junto da imagem do santo, até parar a poucos centímetros dela.
– “Beje” o Santo, Dominguinho – ordenou.
– Num disse que num “bejo”- retrucou o baixinho.
O temido cangaceiro foi pressionando o punhal e falando com firmeza:
-“Beje” o Santo Dominguinho.
-Num ” bejo”.
Alguns centímetros de lâmina já tinham penetrado no pescoço do teimoso e ele a responder com firmeza:
– Num “bejo”.
Já sem paciência, Lampião empurrou o punhal com mais vigor.
Sentindo a lâmina penetrar e com ela a aproximação da morte, Dominguinho olhou para o Santo e disse:
– Tá danado! “Bejo” já!
Outra pressão mais forte do punhal e finalmente o beijo nos pés do Santo.
Lampião sorriu e Dominguinho carregou com revolta, a partir daquele momento e até o último dia da sua vida o injusto nome de: Dominguinho Beija Santo.

Por Omar Torres, popular Babá

Administrador e Memorialista curaçaense

Curaçá

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Curaçá neste final de semana

Publicado

em

Segundo informações divulgadas nas redes sociais do candidato a prefeito Murilo Bomfim (PT), nesta sexta-feira (20) irá acontecer Caminhada no bairro Salvador Pereira Lima, às 19h13, e no sábado (21) Caminhada e Comício no distrito de Pedra Branca, às 19h13.

Já o candidato a prefeito Adriano Araújo (Podemos) fará Comício que reunirá a militância da Sede e do Interior do municipío. A concentração será na Praça da Gruta, às 18h20.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

TRE-BA inicia na próxima segunda-feira (23/09) preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Municipais 2024

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início, na próxima segunda-feira (23/09), ao procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024. A previsão é que essa etapa das eleições finalize no dia 03 de outubro, em todos os cartórios eleitorais do estado e que 39.765 urnas eletrônicas estejam preparadas para serem enviadas às seções de votação.

Em Salvador, a preparação dos equipamentos acontecerá no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, no Porto Seco Pirajá.  Cerca de 5.440 equipamentos serão preparados pelas 19 zonas eleitorais da capital. Já no interior do Estado, o procedimento obedece cronograma definido por 180 zonas eleitorais, que cobrem 416 municípios da Bahia. O cronograma completo das cerimônias de carga e lacração das urnas, na Bahia, está disponível aqui.

Passo a passo

A carga da urna eletrônica consiste em inserir no equipamento as mídias preparadas utilizadas na geração de mídias contendosoftwares, número, nome e foto dos(as) candidatos(as) às eleições, bem como a relação de eleitores e eleitoras por seção eleitoral. Na ocasião, as mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos depositados nas urnas, também são introduzidas no equipamento. Após receber os dados, as urnas são conferidas, seu pleno funcionamento é atestado e, então, o equipamento recebe lacres de segurança assinados pelo(a) Juiz(a) Eleitoral.

Cerimônia pública

Foram convidados para a cerimônia de carga e lacração, por meio de edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-BA por cada zona eleitoral, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, além dos partidos políticos, federações e coligações. Demais interessados também podem participar do evento.

Integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais

De acordo com o Artigo 37 da Resolução TSE 23.673/2021, durante a cerimônia, as entidades fiscalizadoras presentes poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas.

Candidaturas pendentes de julgamento  

Conforme o Artigo 16-A da Lei 9.50497, a Lei das Eleições, o candidato cujo registro de candidatura esteja aguardando julgamento de recurso terá seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro no Tribunal Superior Eleitoral, considerando que os julgamentos no âmbito do TRE-BA foram encerrados no dia 16 deste mês.

Fonte: TRE-BA

Continuar lendo

Canal YouTube

1º Debate Político do Curaçá Oficial

Publicado

em

Assista na íntegra o 1º Debate Político do Curaçá Oficial realizado no dia 10 de setembro. Debateram ideias e projetos para Curaçá os candidatos a prefeito Murilo Bomfim (PT) e Adriano Araújo (Podemos), juntamente com os candidatos a vice-prefeito Juninho Vem Aí (PP) e Maria da Paz (PSD).

Equipe de Transmissão: VS Entretenimento 

Continuar lendo

DESTAQUE