Bahia
Moradora da Fazenda Curral Velho denuncia falta de transporte escolar, mas secretaria municipal de educação afirma que transporte retorna ao normal nesta quarta (25) na localidade

Nesta segunda-feira (23), a redação do Curaçá Oficial recebeu uma denúncia enviada por uma mãe de um estudante da Escola Municipal Santa Rita que fica na Fazenda Curral Velho, localizada no distrito de Riacho Seco. Na mensagem, a moradora Fátima relatou que desde o dia 9 de outubro as crianças não estavam frequentando as aulas devido a falta de transporte escolar.
Confira o relato da moradora na íntegra a seguir:
“Quem fala aqui é Fátima moradora da fazenda Curral Velho, distrito de Riacho Seco, sou mãe de aluno da escola municipal Santa Rita no distrito de Riacho Seco. Gostaria de chamar atenção dos responsáveis, da secretaria de Curaçá Bahia, dos chefes dos transportes, porque os alunos não estão indo para escola desde o dia 9 de outubro, pois o motorista da comunidade e o dono do carro escolar estão sem receber pagamento há três meses. Está atrasado há três meses. Isso é injusto, que falta de responsabilidade. Queremos respostas urgente, estamos no final do ano letivo, e só as crianças se prejudicam. Muito triste essa situação.
Cadê o senhor Prefeito Pedro Oliveira, que fica falando nas redes sociais que os pagamentos dos funcionários estão tudo em dias, mas infelizmente isso é mentira, está tudo atrasado.
E outra coisa, teve uma prova do SAEB na semana passada, e eles rapidinho fretaram carro para vim buscar os alunos aqui na nossa comunidade Curral velho, mas sabemos que isso beneficia a eles, e não a esses alunos, que ficam meses aqui sem ir para escola. Que vergonha, estamos indignados com essa situação, quero resposta. Faça esse apelo por nós nas redes sociais Curaçá Oficial”.
Nota
Em contato com a secretaria municipal de Educação, a nossa redação foi informada que o pagamento dos salários foi solucionado e que nesta quarta-feira (25) o transporte estará regular atendendo todos os estudantes da região.
Bahia
Projeto AMAres entre Rios leva capacitação e oportunidades internacionais para artesãs de Curaçá

O sertão baiano está ganhando destaque internacional graças a um projeto inovador que une tradição, capacitação e empoderamento feminino. Trata-se do AMAres entre Rios, iniciativa patrocinada pela Blue Sky, em parceria com a Amares do Brasil, o Grupo Mulheres do Brasil e o Instituto Parceiros Caatinga. O projeto tem como principal objetivo capacitar artesãs do município de Curaçá, na Bahia, para a criação de produtos artesanais com alto valor agregado e voltados ao mercado internacional.
Por meio de oficinas práticas e consultorias especializadas, o AMAres entre Rios busca não apenas aprimorar técnicas artesanais, mas também orientar as participantes sobre tendências de mercado, branding, sustentabilidade e estratégias de comercialização. O projeto fortalece os grupos locais, promovendo a brasilidade através do design e da identidade cultural do sertão.
“Nosso foco é mostrar que o saber tradicional, quando bem valorizado e conectado com o mercado certo, pode transformar realidades. Estamos oferecendo ferramentas para que essas mulheres se tornem protagonistas de suas histórias, com independência econômica e reconhecimento internacional”, afirma Amanda Medrado, Diretora Criativa da Amares.
Além do impacto econômico, o projeto também tem forte viés social. A maioria das participantes são mulheres que, até então, não tinham acesso a redes de apoio ou capacitação formal. Com o AMAres entre Rios, elas encontram um espaço de aprendizado, troca e valorização de suas histórias e talentos.
A primeira fase do projeto, que acontece ao longo dos próximos meses, já mobiliza dezenas de artesãs em Curaçá. Ao final do ciclo de oficinas, os produtos desenvolvidos serão apresentados em eventos e feiras internacionais, abrindo portas para exportação e parcerias comerciais.
Com essa ação, o AMAres entre Rios reforça o papel transformador do artesanato e da arte como caminhos para inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável, mostrando que o talento brasileiro — especialmente o feminino — tem espaço e valor em qualquer lugar do mundo.
Fonte e Foto: Ascom/ Blue Sky
Bahia
Adolescente é apreendido após ferir colega com canivete em escola de Curaçá

Na última segunda-feira (07), durante a intensificação do policiamento, a central foi informada de que havia dado entrada no hospital local um adolescente vítima de perfuração por arma branca. Segundo as informações, o fato teria ocorrido no interior da Escola Municipal Tereza Cristina, em Curaçá.
De imediato, a guarnição deslocou-se até o hospital, onde confirmou os fatos, colheu informações e conseguiu localizar o autor do ato infracional, um adolescente que portava um canivete e confessou ter desferido o golpe durante uma discussão com a vítima, também menor de idade.
Em seguida, os policiais acionaram o Conselho Tutelar e localizaram o responsável legal pelo adolescente infrator, que acompanhou a condução do menor até a Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Fonte: Ascom/45ª CIPM
Bahia
Mostra “CINERGIA DIVERSA” leva cinema e cultura à comunidade de Poço de Fora neste domingo (13)
-
Bahia3 dias atrás
45ª CIPM erradica plantações de maconha na zona rural de Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Policiais militares cumprem mandado de prisão no Projeto Pedra Branca
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA apreende arma de fogo usada em caça ilegal na zona rural de Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Cartório Eleitoral de Curaçá chama atenção de jovens entre 16 e 18 anos para emissão do Título de Eleitor
-
Bahia3 horas atrás
Adolescente é apreendido após ferir colega com canivete em escola de Curaçá
-
Bahia3 horas atrás
PM-BA apreende pistola 9mm e munições durante abordagem no bairro Curaçá 1
-
Bahia4 horas atrás
Projeto premiado “Entre Brasis” chega à Bahia e Pernambuco de 12 a 15 de abril
-
Bahia2 horas atrás
Projeto AMAres entre Rios leva capacitação e oportunidades internacionais para artesãs de Curaçá